Prevenção significa diálogo desabitado.
Debates como #metoo, a presença de discursos de ódio na internet e o tabu e escandalização contínuos que cercam a educação sexual adequada à idade deixam uma coisa muito clara: há vários temas sócio-politicamente relevantes que precisam ser discutidos e tratados. Muitos são ignorados devido à demanda excessiva e sentimentos de desamparo. Não entrar no diálogo não é uma opção. A educação sexual pode ser uma força de conexão útil. Para nós, educação sexual significa pesquisa e prevenção em saúde.
Nos próximos dois anos, o programa da UE financiado pelo programa Erasmus + #insatisfeito … falando sobre sexualidade perseguirá o objetivo de desenvolver materiais para trabalhos desinteressados de relações públicas no campo da educação sexual, a fim de:
- Dar aos jovens acesso a informações para aumentar sua competência em saúde
- Apoiar os educadores nas suas estratégias e competências, trabalhando com diversos grupos-alvo
- Criar uma sensibilização do público em geral sobre os temas da educação sexual, sexismo, transgressão de limites, assédio, agressão e violência sexual
- Fortalecer a consciência dos limites pessoais e os limites dos outros através de linguagem sensível
- Criar uma atmosfera desinteressada, aberta e positiva, na qual as pessoas possam coletar informações se estiverem interessadas
A OMS considera a saúde sexual como inseparável da saúde geral, bem como inseparavelmente ligada ao bem-estar e à qualidade de vida. Para fortalecer de forma sustentável nossa competência em saúde, precisamos de oportunidades que ajudem as pessoas a usar nossos recursos e iniciar o desenvolvimento de sistemas e ambientes de vida.
A educação sexual é importante para todos, e o menor passo na direção certa é falar de entusiasmo pela sexualidade.
Objetivos e atividades
Primeiro, vamos compilar as necessidades e requisitos de nossas organizações parceiras. Vamos criar três saídas intelectuais:
- PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO (Website) e networking entre pessoas no campo
- UMA CAMPANHA DE MÍDIA SOCIAL
- UM KIT DE RECURSOS com materiais para ajudar os educadores com os desafios diários
Todos os três resultados serão implementados e divulgados pelos parceiros ao longo do projeto. As estratégias aprendidas para o trabalho bem sucedido de relações públicas serão aplicadas no campo.
- Os JOVENS devem ter acesso público a informações confiáveis e úteis e serem apoiados em seu processo de aprendizado
- As estratégias e competências dos EDUCADORES na comunicação de baixo limiar devem ser reforçadas
- As pessoas que trabalham na promoção da saúde devem ser apoiadas
Parceria estratégica
As organizações parceiras de toda a UE, com diversas competências e experiências, trabalham em conjunto.
Stowarzyszenie Nowa Kultura I Edukacja (PL)
…Contribui com competências no trabalho de baixo limiar, bem como no acesso a públicos diversos no setor educacional.
O NKE centra-se no conhecimento pedagógico, competências no desenvolvimento de métodos de ensino e aprendizagem e na possibilidade de implementação e testes diretos com o grupo alvo. A experiência na implementação de ofertas educacionais no campo da saúde e prevenção da violência em relação à educação sexual em nível nacional e internacional contribui para a parceria estratégica.
Conversas Associação Internacional (PT)
…Trabalhou durante muitos anos com grupos-alvo vulneráveis em relação a diversos tópicos, incluindo a educação sexual.
Portanto, o CAI traz conhecimento pedagógico no campo da educação não formal, experiência com ofertas educacionais de baixo limiar para jovens desfavorecidos, competência na criação de ofertas para diferentes grupos-alvo e a possibilidade de participação profunda e implementação direta.
Associazione di Promozione Sociale Futuro Digitale (IT)
…Contribui com know-how de implementação técnica de produtos intelectuais na forma de tecnologias de comunicação inovadoras.
A Futuro Digitale traz uma vasta experiência no desenvolvimento de ferramentas de TI de baixo patamar para diferentes grupos-alvo, bem como no fornecimento de conteúdo educacional e no trabalho com diferentes países parceiros em toda a Europa. Além disso, a Futuro Digitale tem muitos anos de ampla experiência trabalhando com jovens no contexto de projetos e serviços educacionais participativos e de baixo limiar.
Verein für Männer- und Geschlechterthemen (AT)
…Funciona como um parceiro de avaliação externo no processo.
A experiência da VMG na execução e implementação da avaliação baseia-se em seus muitos anos de experiência em cooperação internacional com organizações educacionais e de pesquisa nos países da UE, da EFTA e da OCDE. Os funcionários são membros da Sociedade Austríaca de Sociologia (ÖGS) e da Sociedade Alemã de Avaliação (DeGEval) e o Instituto é um membro de pleno direito da Conferência Científica Austríaca. A Associação para Homens e Questões de Gênero Styria contribui com sua experiência neste projeto para o desenvolvimento de um conceito de avaliação e é responsável pelo desenvolvimento de instrumentos de avaliação.
Lil* – Zentrum für Sexuelle Bildung, Kommunikations- und Gesundheitsförderung (AT)
…É o coordenador do projeto.
lil * uma associação sem fins lucrativos fundada em 2011 e sediada na Áustria / Graz. lil * significa educação sexual abrangente abrangente e cuidados de saúde com foco na diversidade, igualdade, direitos de gênero e responsabilidade social. Em seu trabalho, eles têm interação freqüente com grupos-alvo, como jovens, estudantes de trabalho social e áreas semelhantes, cuidadores, pais, instalações residenciais e outras partes interessadas.
O lil * trabalha com uma abordagem de acesso inclusivo com jovens e idosos, pessoas com diferentes deficiências, pessoas de diferentes origens culturais, estudantes e refugiados. Além disso, a associação significa comunicação aberta e neutra e discussão da educação sexual em público.
The Gesellschaft für Sexualpädagogik (DE)
…É uma organização bem estabelecida na profissionalização da educação sexual que funciona como consultor sênior.
Por 19 anos, a Gesellschaft für Sexualpädagogik desempenhou um papel pioneiro na profissionalização da educação sexual nos países de língua alemã. Como uma associação profissional nacional de educadores científicos e praticamente ativos, o SGP se sente responsável pela pesquisa, garantia de qualidade e desenvolvimento de padrões para a educação sexual. É constituído por um conselho honorário de renomados cientistas no campo da educação sexual e atualmente tem aprox. 130 membros.